Este Blog não adere ao Novo Acordo Ortográfico

------------------------------------------------------------------

domingo, 28 de fevereiro de 2010

A Esther Williams Macaense

A nossa Família foi sempre muito dada ao Desporto. A minha tia Branca, a mais velha, e por isso era chamada por mim como “Tia Tai Ku Néon”, era exímia na Natação e participava, com algum êxito, em provas de velocidade.
Naquele tempo, em Macau não havia praia (suponho que continua a não haver). Na ilha de Coloane, que não estava ainda ligada à Península, existia a Praia de Hac-Sá, que significa areia preta, pouco frequentada, pela sua água, frequentemente barrenta.
A alternativa à Piscina eram as barracas de banho, umas construções palafitas à beir-mar que permitiam algum divertimento aquático, como nadar em zona vedada e andar de barco a remos.
Embora a água nem sempre fosse muito limpa e não houvesse pé, a nossa Família era frequentadora assídua do local, onde todos aprenderam a nadar, que nisto o meu Avô não perdoava. Oito filhos, oitos nadadores.
Certo dia, a Tia Branca e Avó-Má alugaram um barco a remos e afastaram-se um pouco das barracas. A minha Tia estava grávida, com uma barriga já proeminente, razão pela qual não queria entrar na água e estava a remar.
Entretanto o mar começou a picar e quando deram por ela, a água entrava no barco. Para agravar a situação, uma onda mais forte levou um dos remos. Perante os gritos da assistência, minha Tia não teve outro remédio senão mergulhar para ir recuperar o remo perdido. Conseguiu e com ajuda de Avó-Má subiu novamente ao barco e regressaram às barracas pelos seus próprios meios. Uma salva de palmas assinalou o feito. Entretanto chegava a Polícia Marítima com um barco a motor para o salvamento…
No dia seguinte, qual não foi o espanto da Família, quando os jornais de Macau e de Hong Kong noticiavam o episódio, comparando a minha Tia a Esther Williams, a famosa actriz/nadadora, uma sereia que, apesar de grávida, não hesitou em mergulhar no mar bravo para recuperar um remo e assim salvar-se e à sua mãe.

Sem comentários:

Enviar um comentário