Este Blog não adere ao Novo Acordo Ortográfico

------------------------------------------------------------------

sábado, 13 de fevereiro de 2010

Kung Hei Fat Choi

À meia-noite de hoje, a China entra Ano do Tigre. É o Ano Novo Chinês. Vão ser três dias de folia.
Antigamente, durante um ano inteiro o Chinês trabalhava, sem férias. Exceptuando o Ano Novo. Os preparativos eram feitos com muita antecedência, limpava-se a casa que era decorada com as cores de vermelho e dourado (da sorte), substituía-se a mobília mais velha, até o velho “wok” da cozinha ia para o lixo, dando lugar a um novo. No altar da família, os pivetes perfumavam o ambiente, as flores eram mais lindas e as oferendas mais profusas. Compravam-se roupas novas. As refeições eram mais ricas e variadas.

As ruas enchem-se de gente que se cumprimentam com “Kung Hei Fat Choi”, o correspondente ao nosso “Feliz Ano Novo”. Era a altura em que as mulheres casadas regressavam, de visita, à casa dos pais, em sinal de manifestação que não os tinha esquecido.

Eram dadas prendas, os “Li Si”, na forma de pequenos envelopes vermelhos com letras douradas, com dinheiro, normalmente moedas. Os mais pobres, simbolicamente, davam os envelopes vazios.
Quando era pequeno, era uma ocasião em que visitava a família toda e as pessoas amigas. Num ano de sorte, enchia os bolsos de “Li Si”. Era mais divertido do que o Natal.

Como normalmente se celebrava também o Novo Ano Lunar e a Festa da Primavera, as casas e as ruas, à noite, enchiam-se de lanternas de papel. Antigamente eram feitas de bambu, forradas com papel de seda. Mais tarde surgiu o papel celofane e depois, o plástico. Pouco dado a doces, os Chineses consomem os chamados “Bolos da Lua”.

As crianças transportavam as lanternas penduradas na ponta de uma cana. Tinham as mais diversas formas: frutas, animais, flores… Também podiam ser puxadas, neste caso tinham 4 rodas. As lanternas mais sofisticadas chegavam a ter a criança dentro, como num carro de bebés, só que empurradas pelos pais…

Por todo o lado o barulho e o cheiro a pólvora dos “panchões” (equivalente aos nossos foguetes) misturavam-se com o som dos tambores das danças do Dragão e dos Leões.

Kung Hei Fat Choi! Kung Hei Fat Choi!

Sem comentários:

Enviar um comentário