Este Blog não adere ao Novo Acordo Ortográfico

------------------------------------------------------------------

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Mézinhas

É curioso como uma simples mas inoportuna constipação, com o seu séquito de sintomas (dor de cabeça, tosse, nariz entupido, olhos lacrimejantes...) podem influenciar na disposição de um mortal.
Escrever, não me apetece, trabalhar, muito menos; o que me vale é que hoje não tenho aulas.
Bem precisava de uma mézinha das que Avó-Má aplicava nestas ocasiões e era remédio santo. Mas por muito que falasse comigo, eu ainda não tinha idade para que partilhasse comigo os segredos ancestrais que guardava escritos dentro do célebre tijolinho de louça que lhe servia de almofada no Verão.
Panaceia para quase tudo era o álcool canforado que fazia em frascos enormes e distribuía pelos filhos: álcool, cânfora e alecrim em ramos, plantado e colhido por Avô-Pá no jardim fronteiro à casa. Após um tempo de maceração, estava pronto para quase tudo: dores de cabeça, de costas, pancadas, hematomas. tosse (esfregar no peito e tapar com uma toalha quente...).
Curiosamente, há já alguns anos atrás, recorri aos serviços de um "endireita" cá do burgo e ele recomendou-me "álcool canforado"...

Sem comentários:

Enviar um comentário