Este Blog não adere ao Novo Acordo Ortográfico

------------------------------------------------------------------

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Dedicatória



A fotografia foi tirada quando fiz um ano. Estou ao colo da que nos dias de hoje se designa por ama. Naqueles tempos era, sem nenhum sentido pejorativo, a minha criada.
Era muito nova quando deixou a sua terra no interior da China imensa para procurar trabalho em Macau, numa viagem nunca isenta de risco. A entrada tinha de ser feita por mar, a guarda marinha chinesa não facilitava e a pirataria era ainda uma realidade.
Já não retenho o seu nome. Sei que gostava muito dela. Tomou conta de mim com verdadeira dedicação, desde que nasci até eu ingressar na Escola Infantil.
Pouco depois, regressou à sua aldeia natal. Mas todos os anos fazia uma viagem a Macau para nos visitar. Nunca casou, vivia com os pais. Chegava sempre cedo, num fim-de-semana e passava um dia inteiro comigo. Os nossos reencontros eram sempre muito emotivos, plenos de beijos e abraços. "O menino Neneto está tão grande!...". Eu rejubilava com isso. Íamos passear os dois, almoçávamos fora, comprava-me pequenas guloseimas e assistíamos a uma sessão de cinema da tarde.
A última vez que vi, tinha 8 anos e já frequentava a Primária. Foi o ano em que o meu Pai regressou a Portugal e viemos com ele.
Tenho muita pena de não me lembrar do seu nome. A ela dedico o video-clip que retirei da net.
E se a memória não me falha fica também um Muito Obrigado em Cantonense: "Tó Tzé".
(fotografia tirada no dia 16 de Julho de 1950)



Sem comentários:

Enviar um comentário