Este Blog não adere ao Novo Acordo Ortográfico

------------------------------------------------------------------

domingo, 22 de novembro de 2009

Tufão


Entre Maio e Setembro, ocorre em Macau a época dos tufões. Quando era miúdo, com a inconsciência da idade, a aproximação de uma tempestade tropical era motivo de grande agitação e alteração da rotina. Não se ia à escola. Em situações mais graves, juntávamos todos na casa dos meus avós maternos.
Naquela altura, da casa dos meus avós podíamos ver  o cimo da Colina da Guia, onde eram hasteados em mastros apropriados, sinais indicadores do que se aproximava numa escala de cinco níveis: 1, 3, 8, 9 e 10.
Como tinham muitos netos, não raro juntava uma dezena e meia de cachopos que transformavam a mansão numa espécie de jardim de infância, com grande satisfação dos meus Avós. Dormíamos em camas improvisadas. Comíamos refeições tipo tropa: arroz com feijoada ou rancho, que não era fácil alimentar aquelas bocas todas.
Havia sempre grandes manifestações quando acontecia uma mudança de sinal. Quando o nível de alerta subia para oito, o meu Avô pregava as janelas com tábuas para evitar que voassem com a fúria dos elementos.
Os mais velhos entretinham os mais novos, contando as desgraças de outros tempos. Não havia ainda televisão, a rádio de válvulas fazia mais barulho que o vento... eram as correrias pela casa e os jogos de escondidas que esconderijos não faltavam. Quando um trovão soava mais forte, Avó-Má juntava os mais pequenos à volta e rezavam uma oração meio em Latim, meio em Português: "Jesus Nazareno, ora pro nobis... ". Lembro-me da minha Mãe contar que, quando ainda viviam todos com os pais, muitas vezes acompanhou o meu Avô, em plena tempestade, a apanhar os ramos e troncos deitados abaixo das árvores pelos ventos, para servir de lenha na cozinha.
Antigamente, a aproximação dos tufões eram anunciados pelo rebate dos sinos na Capela da Guia. Não me lembro de ter visto hasteado alguma vez o sinal 10. Actualmente, já existem também sinais luminosos para serem vistos de noite.
Para nós, noite de tufão, era como que uma noite de Natal antecipada; todos juntos, só que sem prendas...

Sem comentários:

Enviar um comentário