Este Blog não adere ao Novo Acordo Ortográfico

------------------------------------------------------------------

domingo, 28 de março de 2010

Semana Santa: Domingo de Ramos

Creio que já escrevi mais atrás, que Avô-Pá tinha plantado no jardim da casa uma planta, cujo nome não sei, mas que dava as palmas utilizadas nas Cerimónias do Domingo de Ramos.
Era tradição, de véspera, Avô-Pá cortava umas quantas palmas, um par para cada filho ou filha residente em Macau e, depois de devidamente benzidas, eram feitas chegar ao seu destino.
Na nossa casa, tínhamos duas gravuras emolduradas representando Jesus Cristo e a  Virgem Maria, respectivamente. Minha Mãe costumava colocar uma palma atrás de cada moldura, onde ficavam até serem substituídas por outras no ano seguinte.
No último ano que passei em Macau, por qualquer razão de saúde, Avó-Má não pôde levar as palmas para serem benzidas e, como já era crescido e responsável (...), incumbiu-me de tão elevada função. Só que o Homem põe, mas Deus dispõe, o facto é que saí tarde de casa (juro que a culpa não foi minha!) e quando cheguei à Igreja de Santo António, que frequentávamos, a benção das palmas já tinha passado e a cerimónia era outra.
Agora imaginem uma igreja repleta de fiéis e um pirralho de nove anos com um molho de palmas, devidamente acondicionadas com um belo laçarote (que nisto Avó-Má não deixava os seus créditos por mãos alheias) a avançar pelo corredor central, qual noiva solitária até frente ao altar mor, onde uma madre me informou então, que as palmas já tinham sido benzidas e estavam colocadas num local próprio num dos lados, até final das cerimónias.
Podia não ter sido um exemplo de responsabilidade, mas fui, um mestre no "desenrascanço"; rapidamente pensei para mim, se as palmas foram benzidas com água benta lançada pelo padre, se eu colocar as minhas palmas em cima das outras, sempre apanhava alguma da água e benzidas ficavam. Assim pensei, melhor o fiz.
Como Avó-Má não me perguntou por pormenores, também não contei que nesse ano, as palmas da Família tinham sido benzidas "indirectamente por contacto em água benta"...
Foto: Altar-Mor da Igreja de Santo António

Sem comentários:

Enviar um comentário