Este Blog não adere ao Novo Acordo Ortográfico

------------------------------------------------------------------

sábado, 28 de agosto de 2010

Bambi

Teria uns seis anitos, quando o meu Pai me levou a ver o filme de animação "Bambi" que corria no Cinema Apollo. Tudo apontava para uma tarde de matiné bem passada. Meu Pai adorava filmes da Disney, eu nunca tinha visto nenhum e estava entusiasmado. Tive tudo aquilo "que tinha direito": um gelado à entrada e amendoins ao intervalo. Até aqui tudo bem. Só que ninguém se lembrou que na parte final do filme, a mãe de Bambi morre. Nunca percebi porque razão as Produções Disney introduziram essa cena. Só sei que quando o Bambi começa a gritar pela mãe, eu começo num choro desalmado, num estado de angústia que ainda hoje me lembro. O filme termina, saímos com o meu Pai muito atrapalhado a segurar-me pela mão, eu a chorar convulsivamente, meio mundo a olhar curioso e o outro meio a pensar que, eventualmente, o meu Pai me tinha batido...
Só voltei a ver o filme quando ele foi editado em Portugal em VHS, nos inícios dos anos 90; já tinha duas filhas, a mais nova teria quatro ou cinco anos. Na caixa da cassete estava escrito expressamente que a cena da morte da mãe de Bambi era censurada (passada à frente) quando a mais nova estivesse a ver...
Já adulto, quando recordei a cena com o meu Pai ainda nos rimos bastante; ele confirmou que estava tão embaraçado que nem sabia o que fazer, comigo agarrado às pernas dele a dizer em Cantonense que queria a minha Mãe e ele sem perceber...

Sem comentários:

Enviar um comentário