Este Blog não adere ao Novo Acordo Ortográfico

------------------------------------------------------------------

domingo, 2 de maio de 2010

Mais uma receita: "Minchi"

"Minchi", dizem os entendidos, é uma corruptela do anglo-saxónico "mince" (carne picada, picadinho) pois é disso que se trata. Apesar de toda a riqueza e variedade da gastronomia macaense, se for feito um inquérito ou sondagem sobre qual é o prato mais representativo (e querido...) dos macaenses, há muitas hipóteses de surgir "Minchi" em primeiro lugar.
É um prato caseiro, e utilizando uma expressão dos nossos dias, é um prato de fusão entre o Português e o Chinês. Começa com um refogado de cebola e alho, bem nacional, passa por batata frita, a presença do indispensável molho de soja, o acompanhamento de arroz branco, solto, cozido sem sal e a utilização do tradicional "wok"* na sua execução, tudo cortado aos bocadinhos à boa maneira chinesa. Posto isto, vamos à receita:

"MINCHI"
Ingredientes:
1 - 250 g de carne picada (vaca ou mistura de vaca e porco)
2 - 500 g de batata cortada aos quadradinhos (pequenos)
3 - 1 cebola média cortada às meias luas fininhas
4 - 2 dentes de alho picados
5 - 2 colheres de sopa de molho de soja
6 - 1 colher de chá de farinha 
7 - sal, pimenta e açúcar
8 - óleo ou azeite para fritar
Preparação:

. Tempere a carne com o molho de soja, uma pitada de açúcar, sal (muito pouco, porque o molho de soja já é salgado) e pimenta. Ligue tudo com a farinha.
. Num "wok", aqueça um pouco de óleo ou azeite e faça um refogado pouco puxado com a cebola e o alho.
. Junte a carne já temperada. Aumente o lume, deixe fritar o mais rapidamente possível mexendo sempre.  A ideia é a carne cozinhar depressa e ficar separada aos bocadinhos. Pode ficar mais ou menos húmida, conforme o gosto. Reserve no próprio "wok".
. Frite as batatas normalmente (sem sal). Deite-as em cima da carne no "wok".
. Leve ao lume forte, mexa bem para misturar os sabores. Se necessário rectifique  o sal.
. Acompanhe com o tradicional Arroz Branco cozido em água apenas.
. * "wok" é uma espécie frigideira de fundo curvo muito utilizado na cozinha chinesa. Na sua falta utilize uma frigideira maior ou até um tacho anti-aderentes. O "wok" mostrado na fotografia é artesanal, de família,  já muito antigo. O brilho é por estar untado com óleo para não enferrujar. Os "woks" modernos, apesar de manterem a  forma curva nos lados, têm fundos planos para se adaptarem às placas eléctricas, mas o efeito não é o mesmo uma vez que o calor não se distribui pelos lados como num bico a gás forte.
. Antigamente, a gordura utilizada na confecção era a banha de porco. A bem da saúde, utilize um bom óleo ou então o nosso portuguesíssimo azeite.
. O molho de soja encontra-se já à venda na maioria dos nossos super e hipers. Enquanto não se habituar, sugiro que utilize pequenas quantidades de cada vez.

Sem comentários:

Enviar um comentário