Este Blog não adere ao Novo Acordo Ortográfico

------------------------------------------------------------------

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Lendas de Macau I

Contava Avó-Má e a minha Mãe também, com algumas variações , uma curiosa história associada à Fortaleza (ou Forte) da Barra que se situa no extremo da Península de Macau.
Terminada no primeiro quartel do século XVII, defendeu com êxito a cidade dos ataques dos holandeses.
Em 1740 foi erigida uma capela dedicada a S. Tiago, Padroeiro do Exército.
Diz a lenda que a estátua do santo patrulhava o forte de noite, pelo que de manhã as botas estavam enlameadas, havendo um soldado destacado para as limpar. Diz-se que certa vez, este, esqueceu-se das suas obrigações e apanhou com a espada do Santo na cabeça. Como acontece muitas vezes, para não ficarem atrás, outras estátuas de outras capelas em recintos militares resolveram também dar a sua passeata nocturna. A minha Mãe contava que a estátua de S. Francisco Xavier, da Capela votiva no Quartel de Mon-Há, onde meu Pai prestava serviço, além das patrulhas nocturnas, tinha também direito a pré (como qualquer soldado) para as despesas da graxa às botas…
Após as tentativas de invasão holandesas, nunca mais soaram os canhões da Fortaleza da Barra, que a pouco e pouco foi-se degradando e entrando em ruína. Durante a Segunda Guerra Mundial, os canhões prestaram o seu último serviço: foram vendidos para adquirir arroz para alimentar os refugiados que vinham de Hong Kong e da China.
Hoje, as ruínas foram transformadas em Pousada e a Capela reconstruída. Só espero que S. Tiago não se lembre de deambular de noite pelos corredores ou não haverá clientes que aguentem o susto.

Sem comentários:

Enviar um comentário