Este Blog não adere ao Novo Acordo Ortográfico

------------------------------------------------------------------

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

A Escola Infantil


Tinha quatro anos quando meus Pais entenderam que já era altura de me fazer à vida... deixar a protecção das saias maternais e iniciar a minha carreira académica.
Numa bela manhã (bem me lembro eu...) de Outubro, depois de bem lavadinho, penteadinho e de bibinho branco, onde à frente pontificava um monograma bordado a ponto cruz com as letras E e I (de "Escola Infantil"), começou a grande odisseia.
Se algo me lembro, foi a choradeira que fiz quando lá cheguei, acompanhado de minha Mãe. Não que algo me apoquentasse ou não quisesse lá estar. Há muito que esse problema estava resolvido. Só que, ao chegar à sala que me estava destinada, vi tantas caras de choro, que, daí até abrir a fonte das lágrimas foi um ápice.
A Educadora, conhecida de minha Mãe, lembrou-se que uma prima minha, mais velha um ano, estava numa sala ao lado, sugeriu que nesse dia eu passasse para lá, sempre havia alguém conhecido. Foi remédio santo. Logo que vi a minha prima Luzia, passou o pranto. Nem dei pela minha Mãe ter ido embora.
Até aos sete anos feitos frequentei a Escola Infantil, que tinha o nome de João de Deus. Podia ter transitado aos seis, mas consideraram-me muito imaturo para a primária, pelo que fiquei a amadurar mais um ano.
Foram anos de aprendizagem iguais a tantos outros jardim-escolas: jogos, trabalhos manuais, brincadeiras no recreio (enorme!), as calças rasgadas no escorrega, os trambolhões do baloiço, a Cartilha...
Eu ia sozinho, porque era só seguir o passeio. A única rua a atravessar era frente à Escola e aí um funcionário ajudava os alunos a passar. No entanto, à saída e à chegada tinha sempre a minha Mãe à porta à espera.
Tudo isso contribuiu para criar a minha autonomia e florescer a minha auto-estima. Em casa, o meu Pai sempre me incentivou a desenvolver as minhas potencialidades.
No ano lectivo de 55/56 fui finalista, com boas informações e considerado apto a frequentar a escola primária, a Escola Central como era conhecida.

Sem comentários:

Enviar um comentário