
Eu gostava muito dela, chamava-lhe "Tia Tai Ku Neon", que seria algo como a "Tia mais velha". Por seu lado ela chamava-me "Neny". Dela só tenho boas recordações.
A Tia Branca era uma pessoa muito alegre e optimista, qualidades que herdou directamente de Avó-Má. Nunca conheci o marido dela, até porque estava sempre em digressão com a orquestra e a filha "Noni" fora de Macau. Para além de nadar bem (era velocista em "crol"), facto que já referi em post anterior, tinha uma grande habilidade para a costura, fazendo vestidos e para fazer malha. Era capaz de começar de manhã a tricotar uma camisola e à noite levá-la vestida para sair.
A certa altura da sua vida, pouco antes de virmos viver para Portugal, resolveu ir com os filhos juntar-se ao marido que estava a actuar em Manila. Nunca percebemos muito bem o que aconteceu. Só que quando lá chegaram, o marido e a filha já lá não estavam e a família deste não os recebeu muito bem. Sem dinheiro para regressar a Macau ficaram por Manila. Entretanto, a minha Tia adoeceu e foi hospitalizada com um cancro.
As notícias que recebíamos não eram nada tranquilizadoras. Era preciso ir buscá-la, mas não havia dinheiro para isso. Valeu-nos o grande filantropo e mecenas Dr. Pedro Lobo que emprestou a quantia necessária. Nenhum dos meus Tios e Tias estavam em condições de se incumbirem da tarefa, uns por razões profissionais, outros por serem novos e no caso da minha Mãe, porque estava em adiantado estado de gravidez da minha Irmã. Tivemos de nos socorrermos de um amigo da Família que se prontificou a ir buscar a minha Tia. Mas quando este lá chegou, já encontrou a minha Tia em fase terminal da doença, falecendo pouco tempo depois. Os meus Primos ficaram entregues à família do pai, nunca mais regressaram a Macau nem nunca mais tivemos notícias deles. A minha prima "Noni" vive em Bancoque, na Tailândia, casou, teve filhos. Há uns anos, o meu Tio Vasco foi padrinho de casamento de uma filha dela. As fotografias que coloco mostram como era e, tirando a mais antiga, como a recordo.
Fotografia 2: com a filha mais velha, "Nonie"
Fotografia 3: com a minha Mãe
Fotografia 4: com os filhos Albertina (de blusa escura), Yvone e "Boy"; o da garrafa é o autor destas linhas...
Fotografia 2: com a filha mais velha, "Nonie"
Fotografia 3: com a minha Mãe
Fotografia 4: com os filhos Albertina (de blusa escura), Yvone e "Boy"; o da garrafa é o autor destas linhas...