Este Blog não adere ao Novo Acordo Ortográfico

------------------------------------------------------------------

sábado, 10 de abril de 2010

"Caixa Escolar"

Pesquisando na net, encontrei a designação em título. Recordei-me que, nos inícios dos anos 50, frequentava eu a escola primária em Macau, a "Caixa Escolar" era o local onde os alunos mais carenciados tomavam as suas refeições diárias (pequeno-almoço e almoço) em tempo de aulas. Já não me lembro bem de tudo. Mas a impressão que tenho é que nós gostávamos do que comíamos e hoje, constato que havia uma preocupação em agradar a todos, alternando refeições de influências orientais com macaenses e portuguesas e até inglesas.
Ao pequeno-almoço, para além do leite, simples ou com café ou chocolate e pão com manteiga  ou "jam" (doce) ou queijo, por vezes tínhamos "porridge" (papas de aveia), que pessoalmente não gostava muito, mas marchava tudo...
Do que menos me lembro é dos almoços. Para além da sopa inicial e da sobremesa (normalmente era fruta, por vezes arroz doce), dois pratos eram inevitáveis: "Arroz Chau-Chau" e "Feijoada Portuguesa" (que era sempre às 4ª.s feiras). Para quem frequenta os restaurantes chineses, devo esclarecer que o "Arroz Chau-Chau" é um prato principal e não aquela mistela que nos costumam impingir como acompanhamento. Os Chineses acompanham SEMPRE os seus pratos com Arroz Branco, cozido, sem sal.
O "Arroz Chau-Chau" que comíamos era rico de ingredientes que passavam pelos ovos mexidos, pelas carnes aos bocadinhos (chouriço chinês, pato assado, carne de porco assada) até camarão cozido descascado (fazíamos uma espécie de aposta para ver quem tinha mais camarões...)tudo salpicado de cebolinho o que lhe conferia um sabor inesquecível.
Quanto à "Feijoada", era a típicamente portuguesa; o que variava era o feijão, ora era o vermelho, ora era o branco. Como refeição portuguesa, nesse dia tínhamos um pão extra a acompanhar. Para despacharmos mais depressa para irmos para a brincadeira, fazíamos um buraco no pão, tirávamos o miolo e enchíamos o espaço com feijoada e vínhamos cá para fora comer aquela espécie de sanduíche... à portuguesa...
Resta acrescentar que o edifício da "Caixa Escolar" ficava no espaço físico da Escola Primária, a Escola Central, como era chamada, não tendo de nos deslocarmos para fora da Escola para fazermos as refeições.

Sem comentários:

Enviar um comentário