Este Blog não adere ao Novo Acordo Ortográfico

------------------------------------------------------------------

sábado, 5 de junho de 2010

Uma Família de atletas


A área desportiva onde a minha Mãe mais se evidenciou foi, sem dúvida, o Atletismo, mais propriamente, as corridas de velocidade.
Teve um treinador de nome Adé, que desde a sua adolescência a orientou. Nunca conseguiu ir muito longe porque atingiu o seu máximo em plena 2ª Guerra Mundial quando tudo faltava. Não consegui muitas evidências das suas prestações, para além do que me transmitiu oralmente, algumas fotografias e de alguns troféus (medalhas e taças) que conquistou. Um testemunho oral, do meu Tio Vasco, para mim, fiável, confirmou que teria feito tempos que lhe permitiriam participar nas Olimpíadas, se tivessem sido organizadas e tivesse tido oportunidade.
De qualquer modo, tenho três recortes de jornal de 1950, quando já teria 23 anos, era mãe e deixado o Atletismo há muito, foi convidada para participar numa prova de 60 metros, organizada pelo Sporting Club de Macau, prova que ganhou facilmente com 8,8 segundos. Um dos recortes dizia que “… Henriqueta Amarante mostrou que pouco perdera das invulgares faculdades que fizeram dela há meia dúzia de anos a mais extraordinária atleta que pisou as pistas macaenses
Nota: O recorte foi truncado nos resultados dos outros atletas, para não se tornar muito comprido.

Sem comentários:

Enviar um comentário