Este Blog não adere ao Novo Acordo Ortográfico

------------------------------------------------------------------

quarta-feira, 31 de março de 2010

Tio Vasco

Terceiro na ordem de filiação dos meus Avós Maternos, o meu Tio Vasco foi, aquele com quem menos convivi, excluindo um Tio Tito, que não cheguei a conhecer por ter falecido ainda antes de eu nascer.
Muito cedo saíu de casa; logo que completou o Curso Comercial rumou a Hong Kong, onde fez a sua base. Foi o homen das sete profissões, o que lhe permitiu "percorrer as sete partidas do Mundo". Andou embarcado como contabilista, era um auto-didacta inato. Falava correctamente o Inglês, além do Cantonense, o Português, o Espanhol, o Italiano e o Francês. Tinha uma habilidade natural para trabalhos manuais, pelo que frequentou com aproveitamento cursos profissionais de cabeleireiro, hotelaria, estilista e por fim, um curso de decoração. Trabalhou durante muitos anos numa das das mais caras casas do ramo de Hong Kong: a célebre Lane Crawford. Uma das casas decoradas por ele foi cenário do filme "A colina da saudade" (Love is a many splendored thing, de 1955, com William Holden e Jennifer Jones) rodado parcialmente em Hong Kong.
Sem avisar, aparecia por Macau. Era raro escrever. Apadrinhou a minha irmã Diana, mas à última da hora passou a procuração ao meu Tio Hugo, porque não podia estar presente.
Quando tudo indicava que ia assentar na vida, despediu-se do emprego na Lane Crawford e decidiu viajar à aventura. Já tinha quarenta anos. Percorreu o sudeste asiático, foi à Rússia (dificílimo naquela altura), andou pela Europa, apaixonou-se pelos países nórdicos, especialmente a Noruega e passou cerca de três meses em Portugal na nossa casa.
Tive então oportunidade de conhecer uma pessoa de espírito excepcionalmente aberto (estávamos nos finais dos anos 60). Era um verdadeiro gentleman, refinado e culto; foram três meses em que aprendi com ele tudo aquilo que foi possível. Foi com grande pena que o vimos partir, de regresso a Hong Kong, onde, com dois sócios, formou uma empresa de importações e exportações, trabalho que o ocupou até ao fim da vida, viajando todos os anos à Noruega, onde tinha uma casa, para esquiar e onde agora repousam as suas cinzas. R.I.P.


Sem comentários:

Enviar um comentário