Este Blog não adere ao Novo Acordo Ortográfico

------------------------------------------------------------------

domingo, 17 de outubro de 2010

Waltzing Mathilda!

A persistência é sempre recompensada. Desde que iniciei este blog, nunca escondi que, para além de deixar escritas as minhas memórias às minhas filhas, pretendia, através da net, chegar à Grande Família dos Amarante, onde ela estivesse, mercê da Diáspora Macaense.
Ultimamente tive a felicidade de receber feed backs de familiares de Austrália e eventualmente das Filipinas. O Facebook deu uma ajuda e fui contactado por familiares que há muito não sabia do paradeiro e outros que nem sabia da sua existência.
Na fotografia que coloco, está a minha tia Gija comigo ao colo; a filha mais nova do Chefe Amarante e, na altura, o Amarante mais novo da Família.

7 comentários:

  1. Parabéns! a foto foi tirada em Macau? Onde? ano?

    ResponderEliminar
  2. Seguramente em Macau. Eventualmente na Rua de S.Januário onde os meus pais moraram e eu fui registado como tendo lá nascido. Pelo meu tamanho, no ano do meu nascimento, (nasci a 16 de Julho de 1949) ou inícios de 1950.

    ResponderEliminar
  3. Olá Reinaldo,

    Também nasci em Macau, e sou descendente de Macaenses. Morava na Rua Sanches de Miranda, portanto relativamente ao pé do Hospital Kiangwu, onde morava a sua Tia Gisela, que foi muito minha amiga, mesmo com diferença de idade, e o filho dela o Jojo, meu amigo de infãncia. Andei na escola com a sua prima Luzia e Ivone, brinquei muito com os irmãos dela o Leonardo e o Daniel. Lembro-me muitíssimo bem dos Pais dela, que repeitosamente chamávamos de tios (Tio César). Gostaria que me informasse se realmente é a mesma familia dos Amarantes. Obrigada pela atenção.

    ResponderEliminar
  4. Boa noite kaosuelin,
    É com toda a satisfação que lhe respondo. É efectivamente a mesma Família dos Amarante. Aliás, tanto quanto pude apurar, o meu Avô materno, pai dos meus tios que refere, foi o primeiro Amarante a surgir em Macau e a constituir família no território. A minha Tia Gisela já faleceu há uns anos, aqui em Portugal; além do Jojo, tem uma filha, que por sua vez, já tem duas filhas e vivem no Norte. O Jojo vive em Macau, é solteiro. Meu Tio César, que é também meu padrinho de Crisma, faleceu na Austrália, salvo erro em 1972. A Luzia vive na Austrália com a sua família. A Ivone, tanto quanto sei, continua em Macau, é também casada e tem filhos. Leonardo está também na Austrália, casado, sem filhos; Daniel está em Portugal, no Algarve, casado e tem uma filha.
    Comecei este blog como uma forma de transmitir as minhas memórias de Macau e as histórias da Família Amarante às minhas duas filhas e tenho tido feed-backs muito interessantes de pessoas, algumas que nem conheço , mas que me têm dado notícias, contado factos, enviado documentos, relativos aos Amarante, o que muito agradeço e enriquece o blog.
    Espero ter satisfeito a sua curiosidade. Comente sempre que quiser.
    Saudações.
    Reinaldo Amarante

    ResponderEliminar
  5. Olá Reinaldo,

    Fiquei feliz em saber que pertençe à familia Amarante, que guardo as melhores recordações do tempo em que vivíamos na mesma rua, o Tio César no nº6 e nós no 22, em frente da Missão
    Adventista SÁM IOK. A última vez que estive com a Tia Gisela, foi quando embarcámos de Macau no paquete da CNN/TIMOR, em 1970, e ela ficou em Luanda, e eu fiquei em Lisboa desde então. Perdi totalmente o contacto delam e soube através do Jojo do falecimento, mas não sabia que tinha uma menina, que foi sempre o sonho dela. Gostaria de contactar consigo por email, será possivel?
    Obrigada, joi kin...

    ResponderEliminar
  6. Cara kaosuelin
    Terei todo o prazer em me corresponder consigo via email. Peço desculpa pelo atraso na resposta. Tenho tido alguma dificuldade em actualizar o blog devido ao trabalho da escola.
    Saudações.
    Reinaldo Amarante
    rodamarante@sapo.pt

    ResponderEliminar
  7. Kaosuelin,
    já tenho as memórias de Macau do Reinaldo contadas no blog Macau Antigo. Não quer partilhar as suas? macauantigo@gmail.com

    ResponderEliminar